LANÇADO NO CONSULADO DE AMSTERDÃ NOVO PROJETO DE EMPREENDEDORISMO E TRABALHO PARA A COMUNIDADE BRASILEIRA

Amsterdã, 7 de maio de 2024
por Alessandro De Tarso
 

Cerca de 50 pessoas (a maioria, mulheres) estiveram presentes no lançamento do projeto “Arena Virtual – Incentivando o empreendedorismo e o trabalho profissional nos Países Baixos”, edição 2024. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 3 de maio, no hall de eventos do Consulado-Geral do Brasil, em Amsterdã (NL). 

Foto 1 - Legenda - A consultora Agatha Kuiper fala durante o evento de lancamento do "Arena Virtual".jpeg

Foto 1 – Legenda:      A consultora Agatha Kuiper (em pé, ao centro) fala durante o evento de lançamento do “Arena Virtual”

Durante o evento, que durou pouco mais de três horas, a plateia recebeu uma série de informações sobre o ciclo de palestras (que devem acontecer durante os próximos seis meses, sempre online), e teve uma introdução ao mundo do empreendedorismo e do trabalho holandês. Além disso, as participantes puderam interagir e intercambiar relatos, contatos e histórias de suas tentativas e aventuras no mundo dos negócios braso-holandês.

  Um dos destaques do evento foi a forte presença feminina e seu protagonismo habitual por estas bandas. A começar pela palestrante, a consultora de negócios Agatha Kuiper, idealizadora do “Arena Virtual”. Antes de vir para a Holanda, Kuiper trabalhou 16 anos como consultora de negócios no SEBRAE, e há nove anos ela administra sua própria consultoria, trabalhando, inclusive, em conjunto com a prefeitura de Amsterdã. Ela parecia bastante contente e satisfeita ao final do encontro, e avisou que, mesmo quem não participou do lançamento do projeto, ainda pode se inscrever e participar das próximas palestras. 

     Segundo Kuiper, uma parte significativa da comunidade brasileira que vive na Holanda quer e pode empreender, mas falta informação e orientação corretas. “Nós percebemos o quanto o empreendedorismo tem crescido como opção entre os brasileiros. Muitos brasileiros têm conseguido bons trabalhos, ou já vêm do Brasil contratados, mas há aqueles que já estão aqui e querem um lugar ao sol. E estas pessoas precisam de informações corretas e orientações para não fazer as coisas de maneira equivocada. Por isso criamos este projeto”, disse a paulistana, que vive na Holanda desde 2012. 

Outro destaque foi a presença digamos “deliciosa” das empadas “Sabor de Ana“, do “Pão de Queijo da Gi” e dos brigadeiros da “Cinty’s Brigadeiro“. As empresárias brasileiras responsáveis pelas iguarias estiveram presentes no lançamento e fizeram questão de levar seus produtos para animar, de forma saborosa, o encontro. 

Foto 2 - Legenda - Quitutes brasileiros marcaram presença no evento (empadas "Sabor de Ana", "Pão de Queijo da Gi" e brigadeiros da "Cinty's").jpeg

Foto 2 – Legenda:      Quitutes brasileiros marcaram presença no evento: empadas “Sabor de Ana”, “Pão de Queijo da Gi” e brigadeiros da “Cinty’s”

ARENA VIRTUAL
     O projeto “Arena Virtual” é um ciclo de palestras sobre emprego e empreendedorismo, que devem acontecer uma vez por mês, sempre online, até o final deste ano. Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente em cada uma das palestras, que funcionarão de forma independente. As inscrições para as duas próximas palestras já estão abertas. A primeira acontecerá na sexta-feira, 31 de maio, às 17h, e o tema será “Empreender ou se Recolocar na Holanda: como começar”. Segundo Kuiper, a ideia é fornecer, de forma introdutória, “informações básicas para aqueles que têm como objetivo começar seu pequeno negócio no país ou que querem se recolocar no mercado de trabalho”. As inscrições podem ser feitas através desta pagina oficial do projeto: <ARENA VIRTUAL>.

     A segunda palestra também já tem data marcada. Ela deve acontecer na sexta-feira, 5 de julho, igualmente às 17h. Desta vez o tema será “Empreendendo na Holanda: estruturando melhor seu negócio para crescer”. De acordo com Kuiper, a ideia desta segunda palestra é dar “orientações para pequenos empresários que querem estruturar melhor seu negócio, alcançar novos mercados e aumentar a lucratividade”. Se você tiver interesse, já pode se inscrever através deste link (as próximas datas estarão sendo disponibilizadas nesta pagina): <ARENA VIRTUAL>.

Foto 3 - Legenda - O dentista e empresario brasileiro Jonatas Pires durante sua participacao no evento.jpeg

Foto 3 – Legenda:     O dentista e empresário brasileiro Jonatas Pires durante sua participação no evento

PARTICIPANTES DESTACARAM A QUALIDADE E OPORTUNIDADE DO EVENTO DE LANÇAMENTO     

A gente conversou com alguns dos participantes do evento, e todos pareciam estar satisfeitos e esperançosos com as palestras vindouras.

Por exemplo: o paulista Fernando Kleiman, de 46 anos, e que atualmente é professor de Gestão Tecnológica na TU Delft, disse que pretende participar das futuras palestras. “Achei legal, achei que foi bom, como evento introdutório, estou bastante curioso com as futuras palestras e espero poder participar delas”, afirmou o professor. “Estou na Holanda desde 2017, e minha área de estudos são os chamados “jogos sérios”. Já faz algum tempo que tem me aparecido algumas oportunidades para prestação de serviços nesta área para empresas, etc. No entanto eu nunca avancei neste sentido porque sempre fiquei um pouco restrito e meio receoso por ter o meu trabalho como professor, e então resolvi tomar a iniciativa e vim conhecer um pouco mais desse mundo do empreendedorismo”, finalizou.

     Ao seu lado estava a engenheira civil goiana Luma C., de 33 anos, que vive na Holanda desde 2019. Ela também se disse satisfeita com a oportunidade e que pretende participar das futuras palestras. “No momento eu não estou trabalhando. Então, eu vim para cá para conhecer pessoas, fazer networking, ver as oportunidades e aprender. Eu não tenho intenção de empreender, apesar de eu ter uma mente empreendedora. Mas eu quero trabalhar, e pode ser que alguém aqui possa vir a ser meu patrão. Achei ‘top’!”, disse a jovem, entre sorrisos e esperanças. 

Já o turismólogo Elzário Pereira Jr., alagoano de 62 anos, veio diretamente de Eindhoven para prestigiar o encontro, e achou a palestra muito boa, com linguagem simples e acessível. Ele vive na Holanda há quatro anos, e tem uma pequena empresa de turismo e eventos há três anos. “Vim por curiosidade e com muita vontade de aprender mais e ampliar minha rede de contatos. Acho que é uma oportunidade única. Valeu a pena! Estou saindo daqui com muita ‘minhoca na cabeça’ e querendo fazer um link com meu negócio atual e com outras possibilidades profissionais”, disse.

APOIOS E PARCERIAS     

O projeto “Arena Virtual” está sendo realizado em parceria com o Consulado Geral do Brasil em Amsterdã e com o Conselho de Cidadania dos Países Baixos (CCPB). Além disso, o projeto tem o apoio de empresários brasileiros consagrados na Holanda: a clínica de estética “Bem Estar“, a clínica dentária “Bellamy“, o estúdio de cabeleireiro “Rodolfo Ferraz“, a cafeteria e loja de produtos brasileiros “Little Brazil“, Mark de Jong Plataforma de holandês  e a “Lilia Assessoria Virtual“. E conta também com o apoio profissional na área de marketing digital e trafego virtual da empresa Simple, sediada no Brasil com alcance internacional.

     A citação literal das instituições e empresas acima não é uma propaganda disfarçada no meio de um texto jornalistico. Na verdade, é uma reafirmação coerente do empreendedorismo brasileiro em solo holandês. Afinal, todos os citados participaram, direta ou indiretamente, do evento de lançamento, além de apoiar o projeto, que é voluntário e pretende fomentar o networking braso-holandês durante sua realização.

Foto 15 - Consultora Agatha Kuiper.jpeg

Foto 6A e 6B – Legenda:    Agatha Kuiper expõe fatos e dados sobre o empreendedorismo brasileiro nos Países Baixos, assim como os desafios e possibilidades

CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM AMSTERDÃ

     O Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã é um dos parceiros que estão promovendo o “Arena Virtual”. Durante o evento de lançamento, que aconteceu no hall do próprio Consulado, ele foi representado pelo Cônsul-Adjunto Alexandre Scultori, de 54 anos. 

Scultori, que trabalha no Consulado de Amsterdã há cerca de cinco anos, falou na abertura do evento saudando os presentes e exaltando a criatividade brasileira. Ele estava contente com o projeto e disse que o Consulado está aberto a este tipo de iniciativa da comunidade brasileira. “O Consulado está sempre muito atento às agendas da comunidade brasileira radicada nos Países Baixos. É uma agenda ampla, que engloba vários assuntos, entre eles o empreendedorismo. Há um interesse muito grande de pequenos empresários, que querem dar um passo adicional. E o nosso interesse em apoiar esse tipo de projeto está exatamente em facilitar a vida destas pessoas”, afirmou.  

Foto 7 - Legenda - O Consul-adjunto de Amsterda, Alexandre Scultori, exaltou a criatividade brasileira durante a sua fala.jpeg

Foto 7 – Legenda:     O Cônsul-adjunto de Amsterdã, Alexandre Scultori (em pé, à direita), exaltou a criatividade brasileira durante a sua fala

CONSELHO DE CIDADANIA DOS PAÍSES BAIXOS (CCPB – 10 anos)

     Outro importante parceiro do “Arena Virtual” é o Conselho de Cidadania dos Países Baixos, que em 2024 está completando 10 anos de existência formal aqui nas terras baixas. O seu presidente atual, Pedro Vono, falou com a gente. 

Segundo ele, dentro da comunidade brasileira na Holanda, há uma carência muito grande de se capacitar e de se instruir para saber como empreender neste país, como retornar ao mercado de trabalho. “A gente recebe perguntas frequentes através do site e das redes sociais do Conselho de Cidadania, que são basicamente as mesmas perguntas que a Agatha Kuiper vai responder durante as futuras palestras. Achei excelente o evento porque não foi uma fala única, um monólogo monótono. Foi um evento interativo e as pessoas se sentiram incluídas e representadas naquilo que a Agatha falou”, disse o mineiro Pedro Vono, que vive há cerca de 10 anos aqui nas terras baixas.

Foto 7 - Legenda - Em pé e ao fundo, Pedro Vono, presidente do Conselho de Cidadania dos Paises Baixos, disse que o evento foi um sucesso.jpeg

Foto 8 – Legenda:    Em pé e ao fundo, Pedro Vono, presidente do Conselho de Cidadania dos Paises Baixos (CCPB), disse que o evento foi um sucesso

     Vono também aproveitou para lembrar que o Conselho de Cidadania dos Países Baixos está desenvolvendo uma agenda com vários eventos comemorativos dos 10 anos do CCPB, e pediu para a comunidade participar e ficar ligada nas redes sociais do Conselho. Aliás, no segundo semestre vão rolar eleições para os novos membros do conselho, que deverão gerí-lo no próximo biênio 2025-2026.

Créditos fotos e texto: jornalista Alessandro Tarso